Equipe Tendere
Com a pandemia, nosso cenário passa por um momento transformador, que repercurte em nosso dia-a-dia com grandes desafios. Muita gente perdeu o emprego. Muita gente saiu do emprego. Uma grande quantidade de pessoas quer empreender, ou já empreende, mas sente que o mundo (e seu público) mudou e não sabe lidar com isso. A Tendere pode te ajudar com uma (re)modelagem de negócios.
Além de Pesquisa de Tendências (Criativas e de Comportamento do Consumidor) a Tendere pode te ajudar a (re)pensar o seu negócio / produto(s) / processos. Nós podemos te ajudar a identificar, atualizar e construir sua segmentação (ou melhor segmentações, afinal, ninguém mais atende um só tipo de público, isso é coisa do século XX), diagnosticamos e (re)modelamos negócios criativos, e alinhamos todos da empresa no mesmo processo (com workshops e treinamentos informativos e criativos).
O mais interessante é que oferecemos todas as nossas soluções digitalmente e com suporte de facilitadores experientes. Portanto, em qualquer lugar do país você pode contar com nosso apoio e insights criativos para o seu negócio.
Cada empresa, independente do tamanho, é um desafio específico. Por isso, tanto os métodos para desenvolver a segmentação, bem como as soluções que podemos construir juntos para o seu negócio, são também processos únicos. Nós começamos sempre compreendendo a empresa de dentro para fora. E fazemos, ao mesmo tempo, questão que você, e todos que constituem a empresa, conectem-se fortemente com os clientes, afinal, é para e por eles que todos nós estamos aqui.
Cenário de Super-Segmentação
Agora, no século XXI, vivemos em um mundo muito mais complexo socioculturalmente falando, em que cada pessoa não se enquadra mais em uma única forma de ver e vivenciar o mundo. Sabe o que isso significa na prática? Esqueça que o tal do ‘público-alvo’ no singular... você atende (e qualquer um hoje em dia), e cada vez mais atenderá, inúmeras segmentações, com características, desejos e necessidades específicas.
Por exemplo, quando se falava em mercado de moda plus size, praticamente se falava em fazer roupa para mulheres acima do número 46, e ponto. Pensava-se nessa mulher de maneira genérica e com o um nicho (isso é, um mercado específico e pequeno). Hoje, ao pensar em mercado plus size é necessário investigar quais nuances a marca vai atender destas mulheres: a que trabalha no escritório em roupas formais? Ou a que defende causas sustentáveis? Ou a que busca as últimas tendências da moda? Ou a que busca uma moda resort para se sentir linda na praia? Ou necessita de roupas fitness para praticar seus esportes prediletos? Ou ainda a que busca peças básicas? Afinal, todas elas são plus size, e todas elas têm necessidades diferentes, em distintos momentos da vida.
Conhecer as segmentações e se conectar com a(o)s clientes de maneira profunda é a base para se criar produtos e serviços que realmente façam a diferença e a ajudem no dia a dia, bem como desenvolver uma comunicação sincera e que se converta em vendas. Enfim, se você conhece e é conectado às suas segmentações, é mais fácil criar, produzir e se comunicar com seus clientes.
(re)Modelagem de Negócios
A modelagem de negócios usa de um instrumental muito apreciado (e criado) pela turma das startups: o Business Model Canvas – BMC. Trata-se de um instrumental que não é para pensar apenas negócios digitais (apesar de ter sido desenvolvido para – quer saber mais? Leia o livro Business Model Generation: Inovação em Modelos de Negócios de Alexander Osterwalder e Yves Pigneur). Em verdade é uma ferramenta, e como tal, não raro, pode ser usada para muito além de sua intenção inicial. Desta maneira, a forma como usamos, pode e deve ser de acordo com nossas necessidades e especificidades de nossos mercados.
Por exemplo, em moda, é bem importante saber de antemão sobre as segmentações que vamos tratar. Pois é isso que determina a qualidade de nossa proposta de valor. E não o contrário, como normalmente o pessoal de TI faz (não estão errados, mas são necessidades diferentes frente ao mercado). Por essa razão, na Tendere, sempre que fazemos uma modelagem, de antemão já pesquisamos e desenhamos todas as possíveis segmentações que o cliente tem potencial de atender. Apresentamos, debatemos com ele, mas a decisão final, de quem será atendido é do cliente, afinal, é ele quem entregará a proposta de valor. Vale frisar que o fato de começarmos pela segmentação é só um dos inúmeros caminhos possíveis de como montar um BMC.
Para quem não conhece a Modelagem de Negócios, saiba que a construção de uma modelagem é diferente de uma montagem de Plano de Negócios. Ela é mais rápida, plástica e criativa, permitindo rearticulações no meio do processo, bem como aplicações pontuais. A Modelagem de Negócios pensa criticamente, mas também agilmente, sobre o processo de montar um negócio, entrar no mercado, atender as dores dos clientes, as finanças, o capital intelectual etc.
Montar um BMC é perceber o quanto as partes de um empreendimento são intrinsecamente conectadas, notar que há uma parte de todo esse esforço é emocional, mas também que é necessário ter pé no chão e ser racional, que ninguém monta algo absolutamente sozinho, e que a proposta de valor é o coração do negócio. Enfim, o BMC faz você pensar (ou repensar) o negócio como um todo. Isto significa definir e decidir sobre: segmentações, relacionamento com o cliente, canais (de comunicação e de logística), proposta de valor, atividades-chave, recursos-chave, parceiros-chave, estrutura de custos e fontes de receita. Portanto, não vamos tratar só do produto/serviço, mas sim de todo o negócio. Lembrando que o produto e o serviço entregam a proposta de valor de todo o negócio. Ao final de uma modelagem temos o modelo do negócio e um produto/serviço no formato de menor valor (minimal product value – ou simplesmente MVP) para se testar a(s) solução(ões) que entrega(m) a(s) proposta(s) de valor pensadas e orquestradas ao longo da modelagem.
Treinamento: internalizando a modelagem na equipe
Você já deve ter ouvido a frase: "o papel aceita tudo!". Pois bem, se a modelagem de negócios não é compartilhada, compreendida e internalizada pela equipe, nós não conseguiremos concretizar. A Tendere sabe que comprovadamente se todos os envolvidos estiverem minimamente a par dessa nova proposição da empresa as coisas acontecem, do contrário não.
Mudanças necessitam ser operacionalizadas por pessoas, e estas precisam estar alinhadas aos propósitos criados na modelagem de negócios. Você pode estar pensando: Bem, é só eu passar tudo para o pessoal e começarmos a trabalhar... Não, não é tão simples. Porque a equipe (e aqui podemos incluir até fornecedores, e mesmo clientes) precisa conhecer o modelo de negócio, mas mais que isso, precisa compartilhar os valores, isto é, entender e acreditar. Sua pergunta seguinte pode ser: Como sensibilizar a equipe? Como fazer todos estarem juntos nestes novos processos? São questões pertinentes e que nem sempre conseguem uma resposta simples. Sabendo disso, a Tendere sempre oferece, no mínimo, uma palestra interativa para que todos fiquem alinhados. Mas em verdade, o ideal é um workshop baseado em instrumentais de Design Thinking.
Sabemos da importância da equipe executora do MVP estar sensibilizada e ter as decisões da modelagem internalizadas de maneira a operacionalizar a modelagem de forma segura e condizente com as decisões que foram tomadas. Por isso, o treinamento feito sob medida para você, atende as necessidades da sua empresa, e cria a sinergia necessária nos envolvidos, e não só tira a modelagem do papel, mas a faz ser um sucesso.
Quanto tempo leva para fazer uma modelagem de negócios? Em média 6 meses, com encontros mensais. Parece muito tempo, mas não é. É o tempo certo para pesquisas, geração de insights, tomadas de consciência e decisões importantes para o investimento no novo negócio que você está construindo. Após esses encontros a empresa tem uma palestra interativa ou workshop conosco (que pode ser online ou presencial, mas sempre ao vivo).
Você pode também estar se perguntando: Bem, mas como vamos saber que o trabalho da Tendere é bom? Ou Quem já fez segmentação e modelagem com a Tendere?
Várias empresas já fizeram SEGMENTAÇÃO e/ou (RE)MODELAGEM DE NEGÓCIOS conosco, o que comprova a nossa eficiência, pois são todas empresas bem colocadas no mercado, independentemente do tamanho:
Amee Skate Art (remodelagem de negócios com foco em base para branding e marketing – skatewear feminino)
Antenor Pellisson (remodelagem de negócios – indústria têxtil)
Amme All Curves (modelagem de negócios e segmentação – moda feminina plus size);
Botânica Li (modelagem de negócios e segmentação - ateliê de desenho e pintura botânica)
C&A (segmentação e processos criativos – masculino, infantil, calçados e feminino – varejista moda);
Cecy Joias (segmentação e processos criativos – joalheria)
Corpo Delito (remodelagem de negócios e segmentação – fitness e varejo multimarcas);
Cris Gata (remodelagem de negócios e segmentação - salão de beleza)
EcoTerra (remodelagem de negócios - consultoria socioambiental)
Fascynios (segmentação – camisaria masculina atacado e varejo);
Que Chuchu Moda Vintage (remodelagem de negócios – brechó)
Rhodia Poliamida (treinamentos de ativação de inovação – indústria química)
Santa Costura de Todos os Santos (remodelagem de negócio e segmentação - moda consciente, atacado e varejo); e
Staroup (segmentação para reintrodução da marca no mercado - jeanswear)
Entre outras empresas.
Ficou interessada(o)? Entre em contato conosco AGORA pelo email tendere@tendere.com.br
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