top of page

12 influenciadores digitais de moda e estilo do hemisfĂ©rio sul que vocĂȘ precisa conhecer

  • Foto do escritor: Tendere Tendere
    Tendere Tendere
  • 8 de mai. de 2019
  • 2 min de leitura

Vivian Berto de Castro



Pesquisa de moda para hemisfĂ©rio sul: esse Ă© um dos fatores mais importantes da metodologia de pesquisa de tendĂȘncias da Tendere e um de nossos maiores diferenciais. Esse hemisfĂ©rio sul Ă© “ampliado”, ou seja, entendido sob a Ăłtica nĂŁo tanto geogrĂĄfica, mas histĂłrica, polĂ­tica, territorial e de fluxo de pessoas.



O hemisfĂ©rio sul da Tendere Ă© entendido como: AmĂ©rica do Sul, Central e parte da AmĂ©rica do Norte (de formação ou influĂȘncia latina, como o MĂ©xico, sul dos Estados Unidos e HavaĂ­), África Subsaariana e Oceania (AustrĂĄlia e Nova ZelĂąndia). Este modo Ășnico de estudar o fluxo de informação de tendĂȘncias tem alto teor de acerto na geração de informação estratĂ©gica.



A faixa amarela corresponde ao hemisfério sul ampliado. As estrelas correspondem às capitais da moda no hemisfério norte.

A importĂąncia dos influenciadores digitais


Internet, mĂ­dias sociais, informação instantĂąnea e transmitida de maneira horizontal entre redes de pessoas mudaram nossa maneira de consumir moda. O modelo de disseminação de tendĂȘncias mais utilizado atualmente Ă© o trickle across, tambĂ©m chamado rizomĂĄtico ou, simplesmente, “efeito meme”. Ao invĂ©s das tendĂȘncias de disseminarem a partir de um ponto focal “acima” – designers, celebridades etc. – ou abaixo – culturas alternativas e grupos de jovens –, como seriam os modelos tradicionais de disseminação, agora as tendĂȘncias podem surgir de todos os lugares. A internet e suas ferramentas facilitam o acesso de informação de moda de pessoas com as quais nos identificamos, mesmo que elas estejam do outro lado do mundo, e nĂŁo passem por uma “legitimação” midiĂĄtica tradicional.



O universo dos influenciadores digitais, e, em especial, dos microinfluenciadores, Ă© extremamente relevante nesse sentido. Essas pessoas dialogam e exibem gostos de grupos pequenos e diversos de consumidores. SĂŁo referĂȘncias para qualquer profissional que pesquisa tendĂȘncias, pois mostram informaçÔes que grandes marcas, desfiles, mĂ­dia etc. nĂŁo conseguem captar de primeira mĂŁo. E tudo a poucos cliques (ou toques na tela) de distĂąncia de qualquer pesquisador.



Por outro lado, os fluxos de informação e os grupos de gosto do hemisfĂ©rio sul sĂł ganham com esses influenciadores, que enaltecem uma imagem de moda cheia de referĂȘncias globais. É por isso que vemos referĂȘncias tĂŁo interessantes como uma influenciadora de “moda modesta” em plena Cidade do Cabo (Aqeelah Harron Alley) e a maior influenciadora de moda da AustrĂĄlia ser uma orgulhosa descendente de chineses (Margaret Zhang).



O mapeamento para descobrir novos microinfluenciadores e como eles atuam como referĂȘncias estĂ©ticas e comportamentais Ă© incessante na Tendere. E baseados em pesquisas recentes, selecionamos 12 influenciadores – de micro a celebridade do cinema – do hemisfĂ©rio sul que vocĂȘ precisa conhecer.



MĂ©xico



1. Steff Echegoyen


Peru



2. Ale Mazzini (Fashion in da hat)



Chile


3. Monrix

Jamaica


4. Rashade St. Patrick (Mr. Kingston Belle - radicado em Nova York)


Porto Rico

5. Natasha Bonet


Estados Unidos (FlĂłrida)


6. Danie G. (Journey of a Braid)


AustrĂĄlia


7. Margaret Zhang


8.Brayden Stiles


África do Sul


9. Palesa Mokubung


11.Aqeelah Harron Alley (Fashion Breed)


O que vocĂȘ achou de cada um deles? Tem algum influenciador para sugerir para nossas futuras pesquisas? :)

 
 
 

Tendere Pesquisa e Soluções Criativas

Formulário de inscrição

Obrigada!

  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube
  • Facebook
  • Pinterest

©2024 por Tendere Pesquisa e Soluções Criativas

bottom of page