12 influenciadores digitais de moda e estilo do hemisfĂ©rio sul que vocĂȘ precisa conhecer
- Tendere Tendere
- 8 de mai. de 2019
- 2 min de leitura
Vivian Berto de Castro
Pesquisa de moda para hemisfĂ©rio sul: esse Ă© um dos fatores mais importantes da metodologia de pesquisa de tendĂȘncias da Tendere e um de nossos maiores diferenciais. Esse hemisfĂ©rio sul Ă© âampliadoâ, ou seja, entendido sob a Ăłtica nĂŁo tanto geogrĂĄfica, mas histĂłrica, polĂtica, territorial e de fluxo de pessoas.
O hemisfĂ©rio sul da Tendere Ă© entendido como: AmĂ©rica do Sul, Central e parte da AmĂ©rica do Norte (de formação ou influĂȘncia latina, como o MĂ©xico, sul dos Estados Unidos e HavaĂ), Ăfrica Subsaariana e Oceania (AustrĂĄlia e Nova ZelĂąndia). Este modo Ășnico de estudar o fluxo de informação de tendĂȘncias tem alto teor de acerto na geração de informação estratĂ©gica.

A importĂąncia dos influenciadores digitais
Internet, mĂdias sociais, informação instantĂąnea e transmitida de maneira horizontal entre redes de pessoas mudaram nossa maneira de consumir moda. O modelo de disseminação de tendĂȘncias mais utilizado atualmente Ă© o trickle across, tambĂ©m chamado rizomĂĄtico ou, simplesmente, âefeito memeâ. Ao invĂ©s das tendĂȘncias de disseminarem a partir de um ponto focal âacimaâ â designers, celebridades etc. â ou abaixo â culturas alternativas e grupos de jovens â, como seriam os modelos tradicionais de disseminação, agora as tendĂȘncias podem surgir de todos os lugares. A internet e suas ferramentas facilitam o acesso de informação de moda de pessoas com as quais nos identificamos, mesmo que elas estejam do outro lado do mundo, e nĂŁo passem por uma âlegitimaçãoâ midiĂĄtica tradicional.
O universo dos influenciadores digitais, e, em especial, dos microinfluenciadores, Ă© extremamente relevante nesse sentido. Essas pessoas dialogam e exibem gostos de grupos pequenos e diversos de consumidores. SĂŁo referĂȘncias para qualquer profissional que pesquisa tendĂȘncias, pois mostram informaçÔes que grandes marcas, desfiles, mĂdia etc. nĂŁo conseguem captar de primeira mĂŁo. E tudo a poucos cliques (ou toques na tela) de distĂąncia de qualquer pesquisador.
Por outro lado, os fluxos de informação e os grupos de gosto do hemisfĂ©rio sul sĂł ganham com esses influenciadores, que enaltecem uma imagem de moda cheia de referĂȘncias globais. Ă por isso que vemos referĂȘncias tĂŁo interessantes como uma influenciadora de âmoda modestaâ em plena Cidade do Cabo (Aqeelah Harron Alley) e a maior influenciadora de moda da AustrĂĄlia ser uma orgulhosa descendente de chineses (Margaret Zhang).

O mapeamento para descobrir novos microinfluenciadores e como eles atuam como referĂȘncias estĂ©ticas e comportamentais Ă© incessante na Tendere. E baseados em pesquisas recentes, selecionamos 12 influenciadores â de micro a celebridade do cinema â do hemisfĂ©rio sul que vocĂȘ precisa conhecer.
MĂ©xico
1. Steff Echegoyen
Peru
2. Ale Mazzini (Fashion in da hat)
Chile
3. Monrix
Jamaica
4. Rashade St. Patrick (Mr. Kingston Belle - radicado em Nova York)
Porto Rico
5. Natasha Bonet
Estados Unidos (FlĂłrida)
6. Danie G. (Journey of a Braid)
AustrĂĄlia
7. Margaret Zhang
8.Brayden Stiles
Ăfrica do Sul
9. Palesa Mokubung
11.Aqeelah Harron Alley (Fashion Breed)
O que vocĂȘ achou de cada um deles? Tem algum influenciador para sugerir para nossas futuras pesquisas? :)